Vacinação de crianças, adolescentes e adultos com cardiopatias congênitas contra COVID-19

Com a aprovação de vacinas contra COVID-19 pela Agência Nacional de Saúde (ANVISA), os Departamentos Científicos de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiram nota de esclarecimento em relação à vacinação de crianças, adolescentes e adultos portadores de cardiopatias congênitas, com as vacinas aprovadas para uso emergencial no Brasil.

Crianças e adolescentes com idade menor que 18 anos, independentemente do tipo e gravidade da cardiopatia, não serão vacinados neste momento. A segurança e eficácia das vacinas ainda não foram avaliadas nesta faixa etária. Além disso, a incidência de COVID-19 em crianças e adolescentes é bem menor do que em adultos, sendo também de menor gravidade e mortalidade.
Adultos com idade maior que 18 anos, portadores de cardiopatia de alto risco para COVID-19, devem ser vacinados e fazem parte do grupo prioritário para vacinação.

Entende-se como cardiopatias de alto risco para COVID-19 as seguintes situações:
– Cardiopatias congênitas cianóticas (aquelas que apresentam saturação de oxigênio em repouso menor que 90%).
– Cardiopatias que apresentam insuficiência cardíaca classe funcional 2, 3 ou 4 e/ou que estejam em uso de medicações.
– Cardiopatias que apresentam hipertensão arterial ou venosa pulmonar significativa.
– Arritmias cardíacas com necessidade de medicações.
– Pacientes submetidos previamente a tratamento cirúrgico ou intervencionista corretivo ou paliativo e que apresentam alguma lesão residual significativa ou sinais de insuficiência cardíaca.
– Pacientes submetidos a transplante cardíaco.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia. @sbc.cardiol @sociedadebrasileiradepediatria @dcc_cp #cardiologiapediatricaefetal #cardiopatiacongenita #covid19 #vacina #1em100 #cardiopediatra @ucmf_cardiologiamaternofetal @circulodocoracao
https://www.instagram.com/p/CK67dU0h-aG/?igshid=vd94jmfa9rfu

Foque no diagnóstico prococe

outubro 5th, 2023|0 Comments

Foque no diagnóstico prococe As cardiopatias congênitas são alterações da estrutura ou da musculatura do coração que começam a acontecer ainda durante o desenvolvimento fetal. O diagnóstico precoce e [...]