O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, recebeu na tarde dessa sexta-feira (10) a visita da equipe do Círculo do Coração de Pernambuco e da ONG internacional Childrens Heart Link. Durante toda a tarde, a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, junto com a direção e representantes do hospital, apresentou o trabalho que vem sendo realizado desde 2011, resultado de uma parceria do Governo do Estado com a Rede de Cardiologia PB-PE.

A presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos, ressaltou a importância do reconhecimento internacional para o trabalho realizado na Paraíba. “O projeto do Círculo do Coração já está atingindo o nível de chamar a atenção da comunidade internacional e esse reconhecimento é muito importante. Grupos que ajudam crianças em outras partes do mundo estão se mobilizando para vir nos conhecer, conhecer esse modelo de trabalho e considerar não só o estabelecimento de uma parceria, como também a expansão do modelo para outras áreas”, disse Sandra.

“A parceria Círculo do Coração – Governo da Paraíba é muito engrandecedora, do ponto de vista que a gente consegue fazer hoje no Estado cirurgias de alta complexidade. Essas cirurgias melhoram a qualidade de vida das crianças, diminuindo bastante a mortalidade de crianças que nasciam cardiopatas aqui na Paraíba. A visita de hoje vem a engrandecer o serviço, uma vez que traz convidados de outros estados e países para mostrar o nosso trabalho e interagir de uma forma onde a experiência que eles têm com outros serviços possa engrandecer ainda mais e melhorar a qualidade e experiência que nós temos em relação às cirurgias cardíacas”, explicou Bruno de Souza, diretor geral do Hospital Arlinda Marques.

A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, falou sobre a importância do Círculo do Coração dentro do Estado. “Os indicadores cirúrgicos despontam nacionalmente à frente de grandes centros. A visita de um cirurgião cardíaco de um hospital de clinicas de São Paulo e de uma ONG internacional, reconhecendo o serviço que aqui é realizado, mostra que nós somos capazes de fazer e de acolher, dentro de um rede de cardiologia, o que antes era apenas um sonho para tantas mães, cujos filhos nasciam com cardiopatias complexas e ficavam a espera de uma possível vaga e tratamento em outro estado”, disse.

A secretária de Saúde lembrou ainda que a criança portadora de cardiopatia complexa grave precisa ter a resolutividade garantida dentro do princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Círculo do Coração se apresenta hoje como uma política de governo do Estado da Paraíba, que visa se concretizar enquanto aqui permanecer como uma política de Estado, no intuito missionário de qualificar e ajudar o Governo na estruturação de uma rede que já desponta com a efetivação de cirurgias e correções genéticas graves. É prioridade manter, ampliar e mostrar para a população que o Governo do Estado faz do coração dos pequenos o que a gente quer que seja o coração de todos”, concluiu Roberta Abath.

Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20150411140420&cat=saude&keys=hospital-arlinda-marques-recebe-visita-circulo-coracaope-ong-internacional#.VS1Jm_YSKzk.gmail