Decretada pandemia mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com mais de 1.000.000 casos documentados em todo o mundo em abril de 2020, a COVID-19, causada por um novo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave do betacoronavírus (SARS-CoV-2), resulta em leves sintomas na maioria dos pacientes infectados, mas pode causar lesão pulmonar grave, lesão cardíaca e morte. Sem tratamento estabelecido, as medidas médico sanitárias se restringem a cuidados de suporte e de saúde pública para reduzir a transmissão e a propagação da doença, com o objetivo de reduzir a carga sobre os sistemas de saúde e proteger populações vulneráveis, incluindo idosos e aqueles com comorbidades médicas subjacentes.
Descrita pela primeira vez em um grupo de pacientes com sintomas de pneumonia em Wuhan, China em dezembro de 2019 e com alta transmissão homem-a-homem, a epidemia se alastrou rapidamente pelo planeta mas, por se tratar de uma doença infecciosa emergente, ainda são limitados os dados sobre os efeitos dessa infecção em pacientes com doença cardiovascular, particularmente para as doenças cardíacas congênitas e adquiridas, sem relatos publicados nesse sentido. Muito pouco se sabe também sobre a doença na infância, grupo não considerado de risco para a enfermidade pela menor incidência e menores taxas de complicações e óbitos e, em especial sobre a hipótese da presença da cardiopatia na criança como um risco de complicações do COVID-19.

Confira alguns artigos científicos sobre o tema

Tele consultoria

Em tempos de combate ao COVID-19, seguimos com a orientação da Agência Nacional de Saúde (ANS) em interromper os atendimentos eletivos.
Diante da necessidade de isolamento social para reduzir a pandemia, a Célula C retoma os trabalhos da Rede de Cardiologia Pediátrica para realizar serviço de tele consultoria de seus pacientes. Estamos prontos para dar o suporte necessário para não precisar sair de casa, tirando dúvidas dos pacientes da UCMF por meio do WhatsApp (81) 99117-6945 e dos pacientes do Circor, pelo (81) 98129-8136.
Além disso, pelo Zoom, nossa diretora médica e técnica, a Dra Sandra Mattos, está realizando fechadas com os pacientes, onde analisa exames e conversa diretamente. Para a população em geral, as dúvidas estão sendo tiradas nas lives no Instagram @cardiologiapediatricafetal, sempre às 21h.
Em caso de urgência, os médicos acompanhantes devem entrar em contato direto pelos mesmos telefones para que os pacientes sejam atendidos pelos médicos que estão em regime de sobreaviso.

Saiba mais

Gente, muitas informações novas chegando sobre a Criança com cardiopatia nos tempos de COVID-19. Disponibilizamos a seguir o Posicionamento Oficial Conjunto da Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

Clique abaixo para ter acesso ao PDF

RCP – COVID-19

março 30th, 2020|0 Comments

Decretada pandemia mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com mais de 1.000.000 casos documentados em todo o mundo em abril de 2020, a COVID-19, causada por um novo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave [...]